Novidades

[Infográfico] A Química da Hortelã

a_quimica_da_hortela

Clique na imagem acima para ver o INFOGRÁFICO em alta resolução.

A hortelã é uma das principais ervas utilizadas na culinária mundial, devido ao seu aroma único (veja o infográfico acima com os principais componentes da química do seu aroma) e seu toque de frescor aos alimentos. É dona de um verde vibrante que faz com que ela pareça mais exótica do que realmente é. Tem diversas utilidades, como: goma de mascar, antisséptico bucal, creme dental, sabonete e creme hidratante Pós Sol. Também pode ser encontrado em bebidas, sorvetes, doces, molhos, xaropes e medicamentos.

Além disso, possui diversas propriedades medicinais e é muito conhecido por ter forte ação sobre problemas no sistema digestivo. Quem nunca pediu um suco de abacaxi com hortelã após um rodízio de carnes.

Quais os benefícios nutricionais da Hortelã

A hortelã tem pouquíssimas calorias, ela tem apenas 70kcal por 100g,  possui muitos nutrientes, fibras e minerais, como:

  • Vitamina B
  • Vitamina C
  • Vitamina D
  • Magnésio
  • Ferro
  • Sódio
  • Potássio

Os benefícios da hortelã não param por ai, ela auxilia o fortalecimento dos órgãos que são responsáveis pelo processo de digestão. Além disso, ele atua diretamente o funcionamento correto das glândulas salivares e também das enzimas digestivas. Pessoas que tem problemas com indigestão e dores estomacais, a hortelã pode te ajudar.

O chá de hortelã também é consumida por pessoas que possuem problemas intestinais, como:: prisão de ventre, devido ao alto teor de fibras dietéticas, que ajuda o movimento intestinal.

Até mesmo o aroma da hortelã nos traz benefícios, ele tem o poder de aliviar a tensão e o estresse. Seu óleo é utilizado na fabricação de medicamentos para dor de cabeça e anti-depressivos. Já os sabonetes aromáticos ajudam a melhorar o humor. O extrato aromático pode ser utilizado embaixo do travesseiro, para que consiga relaxar na hora de dormir.

Por possui grande concentração de vitamina C, ela auxilia na prevenção de resfriados, bem como outras doenças respiratórias. Quem sofre com problemas de garganta também pode utilizar a hortelã, seja em forma de xarope, extrato, chá ou suco.  Ajuda na limpeza da traquéia, nas congestões respiratórias e até mesmo contra asma.

Suas propriedades anti-inflamatórias e anti-pruriginosas, são muito úteis para manter a pele saudável. A hortelã pode ser utilizada como removedor de pele morta, devolvendo o brilho natural da pele. Possui uma excelente fonte de antioxidantes, o ácido rosmarínico, presente na sua composição ajuda no combate aos radicais livre protegendo a pele do câncer de pele. Também pode auxiliar no combate as acnes.

Outros benefícios da hortelã:

  • Tem ação diurética
  • Pode ser utilizada no combate aos germes e bactérias bocais
  • Ajuda no tratamento contra mau hálito
Anderson Dino (94 Artigos)
Cientista, Blogueiro, Nexialista, Educador e Sonhador. Defensor do Glocal: Pense Globalmente e Aja Localmente.

2 Comments on [Infográfico] A Química da Hortelã

  1. Gostei daqui.

  2. Valdilene de Oliveira Silva Vieira // 25 de maio de 2016 de 08:28 //

    Gostei muito do que foi publicado sobre a Hortelã, podemos trabalhar com as funções orgânicas.

Comments are closed.