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Chá Verde – Mitos e Verdades

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O chá verde é de origem oriental, feito a partir da infusão da erva Camellia sinensis. Ele ganha essa denominação pois as folhas dessa planta sofrem oxidação durante esse processo, o que não ocorre com o chá preto. O chá verde durante muitos anos no mundo oriental vem predominando no consumo entre as bebidas, só perdendo para a água. Estudos recentes mostram que os polifenóis presentes na composição do chá verde, funcionam com o efeito termogênico e combinado com uma alimentação adequada adquirida com orientações especializadas de um profissional, tem um efeito ccoadjuvante na perda de peso. O chá verde ainda por cima é rico em antioxidantes que são substancias capazes de diminuir a quantidade de radicais livres no organismo, diminuindo assim os efeitos do envelhecimento e o aparecimento de algumas enfermidades como câncer. Vamos a um tira dúvidas sobre a bebida.


Quanto beber?

De 5 a 6 xícaras. O consumo do chá verde é milenar e não há notícias de efeitos colaterais, a não ser em quem tem sensibilidade à cafeína, presente na composição.

Qual a temperatura certa?

Em jejum, o ideal é tomar o chá morno – cai bem no estômago vazio. Mas há pessoas que sentem enjôo nesse horário, então é melhor deixar o chá para mais tarde. Nos demais horários (lanches da manhã e tarde, meia hora antes ou duas depois das refeições), beba na temperatura que preferir – quente, frio ou gelado -, desde que feito conforme as instruções da embalagem. E, se você tiver insônia, tome, no máximo, até as 17 horas.

De saquinho funciona?

Geralmente, o chá de saquinho traz várias partes da planta, como folhas e talos. Isso diminui a concentração do princípio ativo da erva, reduzindo o efeito. Como sugestão, procure marcas que selecionam a parte correta da planta, além de secar, embalar e armazenar a erva de maneira adequada.

Pode adoçar?

Sim, mas use uma quantidade pequena de mel (uma colher de chá) ou opte por adoçantes.

O que é melhor: Cápsula ou Chá?

Ao contrário do saquinho, a cápsula costuma ter uma dose altíssima do princípio ativo, o que pode interferir na qualidade do sono e na pressão arterial. Portanto, só deve ser usada se houver a indicação de um profissional (endocrinologista, homeopata, fitoterapeuta ou nutricionista) de sua confiança.

Chá Verde pode escurecer os dentes?

Chá verde escure os dentes, principalmente se você estiver usando aparelho (o que dificulta a escovação) ou fazendo um clareamento dental. Prefira outro tipo de chá como o de camomila, erva-cidreira, menta ou hortelã.

Existem contra-indicações?

Grávidas, pessoas hipertensas ou com gastrite devem evitar a bebida. Se estiver usando algum medicamento também é aconselhável perguntar ao seu médico se pode consumir o chá verde.

Anderson Dino (94 Artigos)
Cientista, Blogueiro, Nexialista, Educador e Sonhador. Defensor do Glocal: Pense Globalmente e Aja Localmente.

1 Comment on Chá Verde – Mitos e Verdades

  1. Oiie tudo bem? Muito legal esse site. Gente estou amando! Continue assim!

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