Novidades

Consulta pública do ENEM

Consulta Pública - ENEM - por Aulas de Química - www.aulasdequimica.com.br

Fala galera!

A consulta pública sobre as mudanças no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem), está no ar desde o dia 18 de janeiro e que foi programada até o dia 10 de fevereiro, foi adiada para o dia 17 de fevereiro. Então se você ainda não participou da consulta, vai lá que ainda dá tempo. As perguntas podem ser respondidas em www.inep.gov.br.

Até as 10h desta quinta, 09 de fevereiro de 2017, segundo o MEC, a consulta já havia recebido mais de 414 mil respostas!

Como é a consulta

A consulta é bem assertiva e possui quatro questões:

  • A primeira questão é se a aplicação do Enem deve manter o formato atual, em dois dias, ou ser realizada em apenas um dia, com uma prova de até 100 questões e redação, e 5 horas e 30 minutos de duração.
  • A segunda questão complementa a anterior. Caso o exame continue sendo aplicado em dois dias, ela pergunta aos cidadãos que dias deveriam ser adotados: domingo e segunda-feira (que se tornaria um feriado escolar), dois domingos seguidos ou a manutenção do formato atual, com provas no sábado e domingo. Em todos os casos será mantida a redação.
  • A terceira questão busca a opinião dos brasileiros sobre a aplicação do Enem por computador.
  • Por fim, a consulta pública dá a oportunidade do participante fazer sugestões para o aprimoramento do exame em um texto com, no máximo, 300 caracteres.

Bem interessante! Se ainda não participou da consulta, vai lá em www.inep.gov.br.

Mudanças em 2017

O Ministério da Educação reforçou também que a certificação do Ensino Médio, que atualmente pode ser feita pelo Enem, será desmembrada e feita exclusivamente pelo Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja).

A pasta também deverá fortalecer uma avaliação para testar os conhecimentos dos estudantes do ensino médio. A intenção é que o Enem seja voltado apenas para a seleção de vagas no ensino superior. Os treineiros – estudantes ainda que não cursam o ensino médio, mas fazem as provas só pra treinar – seguirão podendo fazer o exame.

Saiba no futuro sobre as mudanças que virão ocorrer no ENEM, acessando o site AULAS DE QUÍMICA.

Anderson Dino (94 Artigos)
Cientista, Blogueiro, Nexialista, Educador e Sonhador. Defensor do Glocal: Pense Globalmente e Aja Localmente.