Novidades

Cosmetologia Caseira – Rosto

mascara_rosto

Lavar o rosto com água de arroz ajuda a evitar e diminui as espinhas?

Não acredite nisso e não deixe de usar seus cremes para estes problemas. O que a água de arroz pode fazer para você é deixar sua pele menos oleosa e nada mais. Isso acontece porque essa ‘água’ possui ácido fitico e é ótima para retirar os excessos da pele, neste caso a oleosidade que teima em permanecer mesmo depois das lavagens mais profundas da pele.

Aveia com limão elimina as manchas da pele do rosto?

Tome muito cuidado ao utilizar o limão em qualquer atitude, afinal todos sabem que a fruta pode causar queimaduras e imagine você sair por ai usando essa mistura e ter seu rosto totalmente queimado? Isso acontece porque o limão possui psoraleno – uma substância que facilita queimaduras quando a pele fica exposta ao sol e com isso os poros se dilatam. Absorvendo essa substância temos a fitofotodermatose, uma dermatite que causa a inflamação, a pele escurece podendo ficar avermelhada e promover uma coceira e até manchas. Já a aveia possui propriedades emolientes, energéticas, nutritivas e hidratantes que se tornaram indispensável para os tratamentos de pele, trazendo para os dias de hoje um efeito branqueador pra lá de desejado – mas só a aveia, sem o limão.

Máscara de abacate no rosto funciona?

Sim! A mascara é indicada para quem possui a pele cansada, fuma, tem envelhecimento precoce e alergia ao sol. Fracas desse jeito só mesmo fazendo uma máscara de abacate uma vez por semana para fortalecer o que o tempo esta mudando. Mas porque essa fruta é tão poderosa? O abacate é rico em ácido linoléico, vitaminas C e A, vitaminas do complexo B e aminoácidos – uma verdadeira fonte da juventude!

Esfoliação com mel + açúcar dá certo?

Sim! Para fazer o esfoliante misture uma colher de sopa de açúcar cristal com uma de mel e em seguida passe no rosto com movimentos circulares leves e retire com em abundância. O bom é que esse esfoliante é ideal para peles com muitos cravos, mas não é recomendável para as sensíveis, pois pode ocasionar vermelhidão instantânea. O bom disso tudo é que o mel é um cicatrizante mais um calmante natural, por isso se adicionarmos o açúcar cristal teremos uma espécie de ‘areia’, só assim será possível remover as células mortas de sua pele.

DINODICAS: Você possui a pele seca, oleosa ou mista? Aqui indico um rápido guia do que você precisa comer para manter sua pele saudável e sempre em dia – nem muito seca, nem muito oleosa… É importante manter uma alimentação saudável, equilibrada a base de frutas, legumes, verduras e carnes brancas, evitar alimentos gordurosos e industrializados; reduza o consumo de açúcar; tomar 2 litros de água por dia ajuda a hidratar a pele de dentro para fora, além de purificar o organismo; dormir em média 8 horas de sono todas as noites e evite fumar, porque esta atitude destrói a vitamina C, que mantém as fibras de colágeno presas à pele e a pele presa ao tecido adiposo subjacente, além de aumentar os radicais livres no organismo.

Anderson Dino (93 Artigos)
Cientista, Blogueiro, Nexialista, Educador e Sonhador. Defensor do Glocal: Pense Globalmente e Aja Localmente.