Novidades

Fruta Natalina – Ameixa

ameixa

 

Final de ano sempre traz uma diversidade de alimentos que não costumamos comer ao longo do ano. Até mesmo pela época do ano, a oferta destes alimentos acaba sendo mais propícia durante as festas de fim de ano que durante o restante do ano.

O Natal é uma festa muito comemorada e traz consigo uma tradição antiga e muito comum no Brasil: a ceia. Para os católicos, a ceia representa a última refeição que Jesus fez antes de ser crucificado. Nela, Jesus reparte o pão e o vinho com seus discípulos, e a fartura que vemos nas ceias de Natal é a representação da multiplicação dos pães e o compartilhamento.

As ceias natalinas costumam ter uma mesa de frutas, em geral, frutas natalinas. É comum consumirmos as chamadas “frutas natalinas” por ser um tipo de alimento que só vem à tona nesta época, seja por sua safra, seja apenas pela tradição.

Dentre as frutas natalinas, temos como principais:

  • Damasco;
  • Lichia;
  • Nectarina;
  • Uva;
  • Pêssego;

A ameixa é uma fruta muito consumida durante o inverno, porém, volta a ocupar as mesas das famílias durante o Natal. Por tradição, esta fruta é consumida e compõe a ceia de várias pessoas no fim do ano.

Porque comer frutas natalinas? Qual delas comer?

Dentre as diversas opções de frutas natalinas, prefiro falar da ameixa, pois ela contém uma quantidade significativa de nutrientes e benefícios e é de valor calórico muito baixo. Além disso, ela é desintoxicante, o que auxilia a reduzir o inchaço causado pelos excessos nas festas de fim de ano.

No caso da ameixa, existem diversos benefícios que justifiquem comê-la durante a ceia e também durante o ano. A ameixa pode ser encontrada para compra de três maneiras diferentes: normal, seca e em caldas.

A ameixa comum é rica em fibras e possui um valor baixíssimo de calorias. As fibras são formadas geralmente por celulose, um polissacarídeo que não é digerido em nosso organismo. Além disso, ela é diurética e sua ação no organismo regula o intestino. A maior parte da composição da ameixa comum é composta de água, portanto, ela também é uma fruta ótima para ser consumida no verão, pois além de possuir diversos nutrientes, ajuda na hidratação corporal.

A ameixa seca possui menos nutrientes que a ameixa comum, porém, ainda assim é uma ótima fonte de fibras. Uma xícara de ameixas secas contém apenas 418 quilocalorias (uma quilocaloria é a energia necessária para elevar de 14,5 para 15,5°C um quilograma de água). As ameixas secas contém uma grande porção de vitaminas, minerais e fibras dietéticas. Além disso, elas não contêm gordura saturada.

A ameixa é uma ótima opção como fruta natalina, tanto para embelezar sua ceia, quanto para seu corpo e sua saúde.

Anderson Dino (94 Artigos)
Cientista, Blogueiro, Nexialista, Educador e Sonhador. Defensor do Glocal: Pense Globalmente e Aja Localmente.