Novidades

Químicos da Ficção: The Flash

The Flash - Divulgação WB Channel

The Flash – Divulgação WB Channel

Flash é um nome compartilhado por diversos super-heróis da DC Comics e foi criado pelo escritor Gardner Fox junto com o artista Harry Lampert, para a revista Flash Comics #1 (1940).

O personagem que também é químico é Barry Allen, o segundo a usar o nome Flash. Uma vez apelidado velocista escarlate, o Flash possui “super-velocidade”, consegue correr mais rápido do que a luz (?), que inclui a habilidade de correr e mover-se extremamente rápido, usar reflexos sobre-humanos e violar certas Leis da física.

A segunda versão do Flash, Barry Allen, é geralmente considerada o primeiro herói da Era de Prata dos Quadrinhos e o super-herói permaneceu um dos mais populares desde então.

A Origem

Quando era uma criança, os pais de Barry eram separados. Certo dia quando seu pai iria levá-lo para um evento na escola, ele tinha conversado com a mãe de Barry. Enquanto esperava no carro várias viaturas apareceram. Barry vai até a cozinha e encontra sua mãe morta. Seu pai é levado preso sendo acusado de tê-la assassinado. No colégio, Barry tinha a reputação de ser um cara calmo e legal e de ser um pouco lerdo. Uma de suas paixões era química. Ele conseguiu uma bolsa de estudos e em três anos se formou na faculdade em Química Orgânica e Criminologia.

Barry se torna policial forense, com o objetivo de tirar seu pai da cadeia já que ele alegava inocência. Certo dia estava chovendo forte em Central City. Enquanto estava no escritório, ainda procurando uma maneira de provar a inocência do seu pai, ele começa a ficar frustrado. Um raio surge e o atinge, lançando-o em direção aos compostos químicos do local, queimando seu corpo.

Enquanto estava em coma no hospital, Barry recebeu visitas de seu amigo de infância Manuel Lago e do Capitão Frye, seu chefe e amigo íntimo de sua mãe (provavelmente ele teve um romance com a mãe de Barry) que revela que o pai dele assumiu a culpa pelo assassinato. Enquanto delirava, Barry acaba acordando na África, sem perceber que tinha corrido até lá inconscientemente. Três semanas depois ele retorna a Central City. Com a onda de violência que está se espalhando pela cidade, Barry decide usar suas novas habilidades para ajudar a polícia. Depois de vários rascunhos ele consegue desenvolver o uniforme e o anel para acioná-lo quando fosse necessário.

Quando uma rebelião ocorre na cadeia onde o pai de Barry está preso, o mesmo aproveita para escapar. Entretanto Barry, com seu uniforme vermelho, impede a fuga de todos os presos. A partir daí, o Flash nasce.

Outras Mídias:

– Barry Allen teve uma série de televisão em 1990 estrelada por John Wesley ShippThe Flash – que durou apenas uma temporada.
– Barry também fez algumas aparições no desenho Super Amigos.
– No desenho The Batman, Barry aparece em um episódio da 5ª temporada, ajudando Batman e Robin a deter o Mestre dos Espelhos.
– Outros filmes de animação com a presença do Flash são Liga da Justiça: A Nova Fronteira e Justice League: Doom (2012), no qual Barry aparece.
– No filme televisivo da Liga da Justiça (que chegou a passar algumas vezes no SBT) que serviria de piloto para uma série de TV da Liga, Barry aparece como Flash. Sua origem é mencionada brevemente mas seu uniforme é totalmente infiel e horrível.
– Na série de televisão Arrow, Barry aparece nos episódios 8 e 9 da 2ª temporada sendo interpretado por Grant Gustin da série Glee
– No longa de animação Liga da Justiça: Ponto de Ignição, que adapta a saga Ponto de Ignição, Barry é o protagonista.
– No videogame Injustice: Gods Among Us, Barry é um personagem jogável sendo protagonista de um dos capítulos. No jogo, o Barry Allen da Terra 2 contribuiu com o regime que Superman construiu, no entanto, cansado de ser conivente com as atrocidades cometidas pelo Homem de Aço ele se volta contra o regime ajudando o grupo de resistência liderado por Batman a enfrentar Superman. No final, Barry é preso, mas fica satisfeito por ter conseguido livrar o mundo das garras de Superman.
– Desde 2014 Barry Allen tem aparecido na série de televisão, derivada de Arrow, The Flash estrelado por Grant Gustin

Veja a homenagem da DC Comics para os 75 anos do Flash!

Anderson Dino (94 Artigos)
Cientista, Blogueiro, Nexialista, Educador e Sonhador. Defensor do Glocal: Pense Globalmente e Aja Localmente.