Novidades

Repelentes Naturais

lemon

O verão traz com ele uma diversidade de problemas que não temos em outras épocas do ano. É a época do ano em que todos saem de suas casas, desde nós seres humanos, até as menores criaturas. É comum nesta época passarmos por problemas com mosquitos e pernilongos. Primeiramente, pois em geral utilizamos menos roupas no verão. Além disso, é a época do ano em que mais encontramos este tipo de inseto em todos os lugares.

Não há maneira fácil de lidar com os insetos. Alguns utilizam raquetes de matar insetos, outros preferem tentar acabar com eles “com as próprias mãos”. Os mais precavidos gostam de utilizar repelentes. Repelentes são produtos que, como o próprio nome indica, repelem os insetos. Isso quer dizer basicamente que eles são substâncias que desencorajam a aproximação dos insetos por causa de seu odor.

Repelentes industrializados podem causar danos no sistema respiratório, portanto, a melhor escolha é utilizar um repelente natural. Dentre eles, temos:

  • Lavanda – A Lavanda é uma planta de perfume adocicado e isso faz com que os insetos evitem se aproximar dos ambientes que contém este tipo de perfume. Além disso, ela é muito utilizada para perfumar ambientes e também em perfumes corporais e loções;
  • Alecrim – O cheiro forte do alecrim espanta mosquitos e outros tipos de insetos. Além destes, gatos também não gostam do cheiro da planta, o que faz dela um excelente repelente natural;
  • Citronela – Esta planta é muito utilizada em borrifadores repelentes. Quando ela é utilizada junto a outras duas plantas (cascata gerânio e erva de gato) se torna um poderoso repelente contra os borrachudos e pernilongos;
  • Limão-siciliano – Muito utilizado contra formigas, a essência do limão siciliano repele também outros tipos de inseto;
  • Crisântemo – Este é um ótimo repelente natural para te proteger contra baratas, carrapatos, percevejos e pulgas.

Todos estes repelentes naturais são mais potentes quando você utiliza os óleos essenciais das plantas, pois contém uma concentração maior das substâncias presentes nelas.

Outra opção é fazer seu próprio repelente corporal. Para isso, deixe um pacote de cravos em uma vasilha com álcool e tampe. Deixe por 30 dias. Depois deste período, passe a mistura em uma peneira e misture ao álcool e acrescente 50 ml de óleo de amêndoas. Pronto, você tem sua própria loção contra insetos.

Não deixe que o verão seja um período incômodo para você pela presença de insetos. Utilize repelentes naturais e se proteja sem agredir a natureza.

Anderson Dino (94 Artigos)
Cientista, Blogueiro, Nexialista, Educador e Sonhador. Defensor do Glocal: Pense Globalmente e Aja Localmente.

2 Comments on Repelentes Naturais

  1. André Luís Bordignon // 7 de fevereiro de 2015 de 16:02 //

    Anderson, valeu novamente. Semana passada mesmo estava em um debate com um amigo dizendo sobre o uso de repelentes naturais. Eu acredito mas ele teimou comigo que não resolve nada. Vou passar o artigo para ele.

  2. cheap ray ban sunglasses // 1 de novembro de 2015 de 23:48 //

    Saved as a favorite, I really like your blog!

Comments are closed.