Novidades

Sódio, Potássio e Saúde

abacate_potassio

Todos já devem ter ouvido seja de seus familiares ou de amigos que sódio e potássio são nutrientes muito importantes e que devemos consumi-los para ficarmos fortes e saudáveis. O potássio é um dos minerais responsáveis por manter o seu coração batendo, além de manter todas as células funcionando normalmente. Já o sódio é responsável pela contração de músculos, impulsos nervosos e manter o equilíbrio iônico do nosso organismo. Logo, é possível perceber que seu trabalho é conjunto, ou seja, os dois precisam estar em dia para que as funções do corpo que eles são responsáveis estejam em pleno funcionamento.

Pedimos por gentileza que não babe no monitor do seu Smartphone, Tablet ou laptop pois algumas cenas abaixo podem deixa-lo faminto:

A nossa lista começa com os alimentos ricos em potássio:

  • Banana: é riquíssima em potássio contendo em média 952 miligramas de potássio e você pode comer com mel, queijo, aveia e até na tapioca.
  • Tomate: possui esse mineral importante além de ser um excelente acompanhamento de sanduiches, macarronadas, lasanhas e carne moída.
  • Batata doce: esqueça as batatas fritas a batata doce é mais saudável e é bem mais gostosa podendo acompanhar o almoço e jantar (se você for para a Irlanda verá que as batatas são importantes nos almoços e jantares)
  • Abacate: traz benefícios ao nosso corpo e para quem não sabe o abacate ajuda a ter um cabelo mais bonito. De repente deu uma vontade de comer um abacate. Lembre-se que o abacate precisa ser consumido com moderação para quem possui diabetes ou problemas de colesterol, pois possui alto teor de açúcar além de ser altamente calórico.

Agora vamos ver os alimentos ricos em sódio:

  • Sal de Cozinha
  • Alimentos processados, como: embutidos e enlatados

Embora o sódio seja importante para a nossa vida, não devemos exagerar no sal porque o seu excesso pode gerar pressão alta, colesterol alto, aumento do ácido úrico e problemas nos nervos além de problemas cardíacos.

Caso o sódio e o potássio não sejam ingeridos nas porções recomendadas, ou seu corpo tenha algum tipo de deficiência, as cãibras irão ser cada vez mais frequentes, além de ter problemas cardíacos, como arritmias ou mal funcionamentos dos ventrículos. Seu organismo ficará desregulado, entrará em desequilíbrio, causando diversos outros males.

O sódio e o potássio, são exemplos perfeitos para ilustrar que nada demais é bom e tudo de menos faz falta. Lembre-se dessa regrinha. E não se esqueça que exercícios físicos são essenciais para manter sua saúde em dia.

Anderson Dino (94 Artigos)

Cientista, Blogueiro, Nexialista, Educador e Sonhador.
Defensor do Glocal: Pense Globalmente e Aja Localmente.