Novidades

Você conhece o Cravo-da-Índia?

cravo

Sabia que aquela parte do doce de leite ninho que você desperdiça pode fazer muito bem para sua saúde? Pois é! Estamos falando dele: o cravo da índia.

O cravo da índia ou simplesmente, cravo, é um produto natural extremamente benéfico para a saúde. Ele pode ser ingerido ou utilizado como produto de beleza e causa diversos efeitos que seu corpo com certeza vai gostar. Além disso, ele é um excelente remédio natural. Vale a pena conferir as propriedades deste condimento tão poderoso.

Dentre as propriedades que o cravo da índia possui, podemos destacar:

Reduz a quantidade de açúcar no corpo – Consumir de 1 a 2 dentes de cravo da índia por dia pode ajudar no controle da diabetes tipo 2;

  • Reduz a musculatura hipotônica;
  • Ajuda a reduzir a enxaqueca – Basta passar um pouco de óleo de cravo da índia na região da cabeça para ter esse efeito;
  • Atua como antioxidante – Ele possui a propriedade de liberar o hidrogênio que acumulamos e reduzir a peroxidação da gordura;
  • Atua como antiviral
  • Atua como antifúngico
  • Atua como antisséptico
  • Atua como analgésico

Por ser um poderoso anti-inflamatório, o uso do cravo pode ajudar a reduzir inflamações em geral, como inflamações na garganta, dores de dente. Além disso, ele combate a candidíase oral, reduz as cólicas menstruais e baixa a febre.

Incrível como um alimento tão pequeno pode ser tão benéfico para o corpo, não é mesmo? Mas não para por aí.

Como aliado à beleza, o cravo ainda pode ser um ótimo higienizador para rosto e mãos. Por ser antisséptico, ele auxilia a limpeza. Neste caso, basta fazer o chá de cravo e utilizar nas mãos e rosto. Um uso bastante comum do cravo é no tratamento de espinhas. Em geral, lava-se o rosto com chá de cravo e passa-se o óleo depois. Quer aprender a fazer esse tratamento natural para sua pele? Para isso, siga os passos abaixo:

 

  1. Ferva ½ L de água
  2. Assim que ferver, desligue o fogo e coloque os dentes de cravo e tampe com uma tampa ou um pano
  3. Deixe em infusão (de molho) por 15 minutos)
  4. Coe o líquido e espere esfriar
  5. Lave o rosto com o chá do cravo
  6. Após lavá-lo, enxugue bem e passe o óleo de cravo

O óleo de cravo pode ser encontrado em casas de produtos naturais ou casas de beleza.

Gostou das dicas sobre o cravo? Então vá já ao mercado mais próximo comprar seus dentes de cravo e desfrutar dos benefícios que este poderoso alimento tem para oferecer.

Anderson Dino (94 Artigos)
Cientista, Blogueiro, Nexialista, Educador e Sonhador. Defensor do Glocal: Pense Globalmente e Aja Localmente.