Novidades

Cosmetologia Caseira – Olheiras

olheiras

 

Pepino nos olhos, abacate nos cabelos, alho nos pés e aveia no rosto? Começa aqui uma pequena série de mitos e verdades da cosmetologia feita em casa.

Na corrida contra o tempo e em favor da beleza eterna, as pessoas podem cometer erros irreparáveis: principalmente quando decidem fazer uso das receitas caseiras e fórmulas mágicas. Será que as rodelas de pepino nos olhos realmente ajudam a combater as olheiras? E colher gelada? Pior ainda, quais são os riscos de passar pomada de queimadura no rosto? Desvendamos os principais mitos da beleza feito em casa para as olheiras.

 

Colher gelada, funciona?

Verdade! Dizem que se ao acordar você pressionar uma colher na região dos olhos, ela vai diminuir dramaticamente as suas olheiras. O choque térmico causado pelo frio do metal contra o calor do corpo tem um efeito vasoconstritor, mas o melhor nesse caso é utilizar compressas esterilizadas geladas e chás terapêuticos (camomila ou hortelã são ótimas opções) em vez de utensílios de metal. As compressas são livres de bactérias e os chás, como são fervidos antes de resfriarem, também são inócuos. Para minimizar as olheiras sem contrair alguma infecção (lembre-se que os olhos são regiões muito sensíveis), prefira as infusões geladas.

Rodelas de pepino

Quase mentira! Esse vegetal de fato possui algumas substâncias que podem ajudar no combate e prevenção das olheiras, mas os efeitos são fracos e demorados. A concentração de calmantes e vasoconstritores no pepino é muito baixa, prefira a opção acima porque o pepino é composto de 90% de água, e seus outros 10% são os mais valiosos: o pepino possui vitamina C e ácido fólico (folato) e por isso funciona como regenerador celular, mas em sua ação externa (no olho por exemplo) o efeito é quase nulo; e se não bastasse ainda tem um enorme poder na hora da cicatrização.

Pomadas de assaduras

Verdade ou mentira? Mentira! E muito perigosa! Jamais aplique qualquer substância em seus olhos que não seja recomendada para a área. Os danos podem ser irreversíveis e levar inclusive a cegueira.


DICA DE ALIMENTAÇÃO:
Para prevenir olheiras nada melhor que manter uma alimentação saudável e com certos vegetais inseridos em suas refeições diariamente. O Brócolis é chamado de alimento funcional e contém bioflavonóides e outros antioxidantes que impedem as células de crescer de forma desorganizada, prevenindo tumores e o envelhecimento precoce. Esse alimento é altamente indicado quando a pessoa esta cansada e quer perder aquela expressão abatida, por isso comer 1 xícara (155 g), diariamente é o indicado.

Anderson Dino (94 Artigos)
Cientista, Blogueiro, Nexialista, Educador e Sonhador. Defensor do Glocal: Pense Globalmente e Aja Localmente.

2 Comments on Cosmetologia Caseira – Olheiras

  1. michael kors // 29 de setembro de 2015 de 20:27 //

    I used to be very happy to find this web site. I wanted to thanks for your time fo this wonderful read !!

  2. Adorei a matéria! Tem mais?

Comments are closed.